terça-feira, 11 de novembro de 2014

Participaçao do Japao em Organizaçoes Internacionais

APEC - bloco econômico responsável por promover, através de uma Zona de Livre Comércio, o crescimento econômico, a integração comercial, os negócios e os investimentos na região da Ásia-Pacífico.
O Japão é um dos países mais importantes desse bloco por ser uma potencia econômica mundial e ter um progresso baseado no conhecimento (informática, comunicações e pesquisa).


BANCO MUNDIAL - é uma grande instituição financeira que realiza empréstimos a governos para realização de obras de infraestrutura, transporte, usinas hidrelétricas, saneamento, além de contribuições para programas para o desenvolvimento econômico, industrial e da agricultura e para medidas sociais e ambientais.
Japão se juntou ao Banco Mundial em agosto de 1952. A partir de 1953, foram implementadas uma série de projetos no Japão, com empréstimos do Banco Mundial para o desenvolvimento da base econômica do país, como a geração de energia elétrica, desenvolvimento de indústrias básicas, transporte, água e infra-estrutura.

Detém poder de voto (6,84%)


FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL - organização internacional com o objetivo de regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial e cuidar do funcionamento dos países monitorando as taxas de câmbio e a balança de pagamentos, zelando pela estabilidade monetária de cada país membro. 
Cada país membro do FMI possui uma cota, que é um valor que tem que ser enviado ao órgão, em forma de contribuição, determinada com base em seu PIB. Quanto maior for a contribuição do país para o FMI, maior é o seu peso do voto nas decisões.
Japão: pais membro permanente
* um dos 5 maiores acionistas, juntamente com Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido. 

Posição
País Membro
Cotas (milhões DES)
% das cotas
Estados Unidos
37.149,30
17,46
Japão
13.312,80
6,26
Alemanha
13.008,20
6,11
Reino Unido
10.738,50
5,05
 França
10.738,50
5,05
 Itália
7.055,50
3,32
 Arábia Saudita
6.985,50
3,28
 República Popular da China
6.369,20
2,99
 Canadá
6.369,20
2,99
10º
Rússia
5.945,40
2,79
17º
Brasil
3.036,10
2,46
42º
Portugal
1.029,70
0,43
* Dez maiores cotistas do FMI. Japão ocupada a segunda posição


Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Criada para reconstrução dos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial. É sucessora da OECE e tem como objetivos:

- Buscar o desenvolvimento econômico permanente e encontrar caminhos para a manutenção da estabilidade financeira  entre os países membros.
- Discutir e propor metas para o desenvolvimento econômico mundial.
- Estabelecer parâmetros para o desenvolvimento do nível de vida.
A OCDE é um grupo de 34 países membros e se preocupa com a crescente disparidade de renda entre os países associados. Segundo a reportagem do Diário do Grande ABC, no Japão por exemplo, a desigualdade está crescendo cada vez mais. Companhia pequenas e não sindicalizadas no pais mantem os baixos salários enquanto as grandes empresas tem elevado os salários. Para uma economista da OCDE, o Japão tem que atrair investimentos e criar empregos por meio de um programa de desregulação.

Reportagem de 4 de julho de 2014

G8
A sigla G-8 corresponde ao grupo dos 8 países mais ricos e influentes do mundo, fazem parte os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia.
O Japão é um grande personagem nas reuniões e ajuda nas discussões do processo de globalização, abertura de mercados, problemas ambientais, ajudas financeiras para economias em crise, entre outros.


OMC
A Organização Mundial do Comércio foi criada para regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo.
As negociações na OMC são chamadas de rondas e a cada ronda é lançada uma grande quantidade de temas que serão discutidos entre os membros da OMC para realizarem os acordos, como a negociação e a decisão sobre a diminuição das tarifas de importação e a abertura dos mercados.
Tóquio, no Japão entre 1973 e 1979 sediou a 7ª Ronda, contando com a participação de 102 países. Os temas abordados foram tarifas, medidas não tarifárias, cláusula de habilitação.


Organização das Nações Unidas
Fundada em 24 de outubro de 1945, ONU  é uma organização composta por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, e tem como objetivos principais criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
* O Japão entrou no dia 18 de dezembro de 1956.
* É juntamente com o Brasil o país que mais ocupou o assento eletivo do CSNU (Conselho de Segurança das Nações Unidas) , que tem  a função de estabelecimento de operações de manutenção da paz.  
* Alemanha e Japão, considerados ate os dias de hoje pela Carta das Nações Unidas como “Estados inimigos”, estão incluídos à vida internacional, assim que tornaram-se membros das ONU assumiram seus compromissos com a manutenção da paz e o respeito ao direito internacional.  
Em setembro de 2004, Brasil, Alemanha, Índia e Japão resolveram formar uma aliança com a finalidade de expandir o CSNU nas categorias de membros permanentes e não-permanentes e incluir um maior número de países em desenvolvimento em ambas. O objetivo é ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU com poder de veto. A iniciativa vem sendo apoiada.
É um dos maiores contribuintes financeiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger